16/03/2012

Jornal do Município vai divulgar desaparecidos

Para ajudar a diminuir a angústia das famílias de Sorocaba, foi sancionada e publicada pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB), na sexta-feira, a Lei nº 9.966 de 7 de março de 2012, que determina a publicação gratuita no Jornal do Município, órgão oficial da Prefeitura, de fotografias e dados referentes a pessoas desaparecidas. Mas por enquanto a Prefeitura não tem informações sobre quando o serviço será iniciado.

Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, ainda não foram estabelecidos os critérios para a divulgação: "ainda não existem (espaço a ser destinado a esse fim, quantidades/espaços por edição, os dados que serão exigidos, etc.), eles serão estabelecidos pela Secretaria de Comunicação e deverão ser baixados por decreto municipal, assinado pelo prefeito. Como a lei é recente, ainda não é possível precisar uma data para esse início". Além dessa lei, proposta desde 2006, o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e também apresentou projeto que determina à TV Câmara de Sorocaba a divulgação de desaparecidos, que ainda não foi a discussão na Câmara.

A divulgação de foto e de dados de desaparecidos é um dos fatores mais importantes para se localizar quem de repente sumiu. Um exemplo da eficácia dos meios de comunicação foi o que aconteceu na época da novela Explode Coração, exibida pela Rede Globo entre 1995 e 1996, de autoria de Glória Perez. A emissora desenvolveu uma campanha de utilidade pública por meio da personagem Odaísa, vivida por Isadora Ribeiro, que tinha um filho desaparecido. Com a exibição de fotos de crianças desaparecidas na vida real, a novela ajudou a localizar 65 crianças.

O jornal Município de Sorocaba é publicado todas as sextas-feiras e pode ser obtido gratuitamente nas bancas de jornais ou acessado pela internet em http://prefeitura.sorocaba.sp.gov.br/jornal/ . (Daniela Jacinto) 



http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=372421  

Nenhum comentário:

Postar um comentário