30/05/2013

Operadoras poderão alugar redes para ajudar na localização de pessoas desaparecidas Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/tecnologia/2013/05/28/operadoras-poderao-alugar-redes-de-celular-para-servicos-de-gps.htm

O GPS possui um receptor que capta informações de localização de satélite

Empresas de telefonia móvel poderão ser autorizadas a alugar suas redes para implantação de serviços de ajuda na localização de pessoas desaparecidas. Com o uso do GPS (Sistema de Posicionamento Global), os portadores de celulares cadastrados poderão ser rastreados por meio do envio de mensagens ou pelo acesso à internet.
Esse uso das redes de telefonia móvel está previsto no PLC 54/2012, aprovado nesta terça-feira (28) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O texto pode ir a sanção presidencial, caso não seja apresentado recurso para votação no Plenário do Senado.
De acordo com o projeto, as prestadoras de serviço de telefonia terão permissão para alugar suas redes em condições de livre mercado.

O aumento do número de desaparecidos nas cidades brasileiras foi o que motivou o autor, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), a apresentar a proposta.
O relator na CCT, senador Walter Pinheiro (PT-BA), considera a medida proposta no PLC 54/2012 imprescindível para melhorar os sistemas de informação dos órgãos que investigam o desaparecimento de pessoas.

"Sem um sistema integrado que possa distribuir mensagens instantaneamente e a baixo custo a qualquer pessoa no território nacional, em casos que exigem rápida mobilização, o sistema de prevenção e resgate de pessoas desaparecidas não pode funcionar satisfatoriamente", observa o relator.

Carros


O sistema de localização por GPS já vem sendo utilizado para a localização de veículos equipados com chips, facilitando o resgate de carros e cargas roubadas. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) estuda a instalação de chips de identificação em toda a frota de veículos do país.

fonte>>http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/tecnologia/2013/05/28/operadoras-poderao-alugar-redes-de-celular-para-servicos-de-gps.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário